Espetáculos


ESTARDALHAÇO

ESPETÁCULO CONVIDADO DE ABERTURA
TRAÇO CIA. DE TEATRO - Florianópolis - SC


Concepção: O grupo

Direção: Débora de Matos
Palhaços: Egon Seidler e Greice Miotello
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos



Sinopse: Dois palhaços estendem sua lona e se preparam para estrelar o maior espetáculo da Terra. No repertório, a verdadeira história de amor de Leonardo DiCaprio e de sua Julieta, suas vidas e mortes, amores e guerras. O clássico é reinventado com truques, brincadeiras, números cômicos e jogos de improviso. O espetáculo que deveria abrilhantar seus artistas acaba colocando-os a beira de um abismo. 




OS ANCESTRAIS
ESPETÁCULO CONVIDADO
TEATRO INVERTIDO - Belo Horizonte - MG

Texto e direção: Grace Passô
Atuação: Dimitrius Possidônio, Kelly Crifer, Janaína Morse,
Leonardo Lessa e Rita Maia
Realização: Grupo Teatro Invertido
Classificação: 14 anos
Duração: 80 minutos

Sinopse: Os Ancestrais, parte de uma situação fantástica para abordar temas como os laços familiares e a noção de propriedade da terra no Brasil. A história trata das contradições dos relacionamentos familiares e o abismo existente entre os desejos individuais que permeiam essa convivência numa situação limite, de construção de uma nova ordem após uma grande tragédia.




ARDORIS
ILUSTRÍSSIMOS SENHORES - Itajaí

Direção: Victor Zaguini
Atuação: Bruna Machado e Mônica Torinelli
Realização: Ilustríssimos Senhores
Classificação: 8 anos
Duração: 40 minutos

Sinopse: Fátima é a sétima filha, nascida em noite de lua cheia e, neste dia, nasce também a sua sina. Ela é deixada, dentro de um cesto, na porta de uma casa. Quem a acolhe é Olga, uma senhora bondosa, de estranho comportamento. A infância de Fátima é narrada pelos seus pensamentos. Ouve vozes, sussurros, sibilos. Está com 20 anos. Lembra que há muitos anos, ficou conhecendo a lenda de Ardoris, um ser mitológico, coberto de fogo, que tem a missão de proteger matas e florestas. O que Fátima ainda não sabe é que Ardoris é a transformação de uma sétima filha, nascida em lua de fogo.



EM RESPEITO À DOR
KARMA CIA. DE TEATRO - Itajaí

Dramaturgia e Direção: Mauro Filho
Atuação: Laura Osório, Leandro Cardoso e Pietra Garcia
Realização: Karma Cia. de Teatro
Classificação: 14 anos
Duração: 50 minutos

Sinopse: Três personagens distintos sem qualquer relação entre si. O que os une é o fato de estarem juntos naquele momento de suas existências carregando seus pesos. Com a consciência de que o homem é responsável pelo o que é e por tudo o que construiu até o presente momento, os personagens então expõem suas angústias ao público. Mais do que isso, expõem fragilidades do ser humano como ser humano, com histórias de vida em que todos nos reconhecemos.






BEATRIZ
ESPETÁCULO CONVIDADO
CÍRCULO ARTÍSTICO TEODORA - Florianópolis - SC

Direção: Ana Paula Beling
Atriz: Margarida Baird
Músicos: Letícia Coelho, Larissa Galvão e
Pedro Loch Gonçalves
Dramaturgia e Iluminação: Mário César
Classificação: 12 anos 
Duração: 45 minutos

Sinopse: Um camarim. Beatriz vivencia seus últimos momentos enquanto atriz. É chegada a hora de “praticar pela vez derradeira a arte de deixar algum lugar sem ter para onde ir”. O desespero de partir, a vontade de ficar, o prazer, a dor, amar. Cantando sua própria história, ela brinca com o tempo ao viajar entre o passado de glórias, o presente de ruptura e o futuro incerto. Personagem e atriz se entrelaçam, estabelecem uma fina fronteira entre a ficção e a realidade. A metateatralidade é evidenciada na relação com todos os elementos que compõem o espetáculo: dramaturgia, cenografia, músicos e espectadores. Em Beatriz, encerram-se outras tantas mulheres que compõem a vasta obra de Chico Buarque de Hollanda e que são o mote para a composição das cenas.













POMBOS TRANSMITEM DOENÇAS
COLETIVO SEM TÍTULO - Itajaí

Direção: Osmar Domingos
Atuação: Adriano Magalhães, Osmar Domingos e Ruca Souza
Realização: Coletivo Sem Título
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos

Sinopse: Na rua estão três pombos, essas malditas pragas urbanas que, cansados de esmolar migalhas de pão, resolvem encenar a peça de teatro que homenageia as suas primas, “A Gaivota”, na tentativa de ganhar alguma atenção e alguns aplausos (ou vaias).





CAMALEÃO E AS BATATAS MÁGICAS
AECA- ALUNOS DO EXERCÍCIO CÊNICO ANCHIETA


Texto: Maria Clara Machado
Direção: Valentim Schmoeler
Assistentes de Direção: Felipe Laurêncio e Flávia Marcos
Atuação: Gabriel Fidelis, Fernanda Codesso, Mateus Piroo, Rafael Gartner, Valentim Schmoeler e Wesley C. de Oliveira
Realização: Anchieta Arte Cênica
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos

Sinopse:  Camaleão e as Batatas Mágicas, texto de Maria Clara Machado, conta a história do vovô Felício, um cientista que criou uma fórmula para plantar batatas em terreno árido, independente da região ou clima com resultados imediatos, criando assim uma nova alternativa para resolver o problema da fome do país. Só que esta grande descoberta desperta o interesse de pessoas ambiciosas, gananciosas e interessadas em riquezas. Camaleão Alface e seu fiel companheiro Sheik Boçal são maus e fazem qualquer coisa pelo dinheiro, por isso farão de tudo para roubar as batatas do vovô Felício. Porém, os espertos netinhos do vovô, Maneco e Lúcia e o seu cão de estimação, Gaspar irão fazer tudo o que puderem para proteger as batatas mágicas.



QUASE TUDO NO TIMING
SUA CIA DE TEATRO - Itajaí

Direção: Daniel Olivetto
Atuação: Adriano Magalhães, Leandro Magalhães e Marcelo Marquetti
Realização: Sua Cia. de Teatro
Classificação: 12 anos
Duração: 50 minutos

Sinopse: Em “Quase Tudo no Timing” um trio de comediantes tem a árdua tarefa de levar ao público um espetáculo irresistivelmente engraçado e através das esquetes cômicas apresentadas, eles se encontram com os dilemas de sua própria comicidade. Foram escolhidas 3 das 7 comédias curtas do escritor estadunidense David Ives, publicadas em português sob o título “Tudo no Timing”. Em “Palavras, Palavras, Palavras” três macacos tem como missão escrever “Hamlet”, mesmo sem ter qualquer noção do que isto venha a ser.  Em “Claro” um casal tenta uma aproximação romântica por meio de um irônico e repetitivo jogo de falas que, ao soar de uma campainha, os leva a segundos antes de sua última fala. Por fim, em “Variações sobre a Morte de Trotsky”, o revolucionário descobre em uma enciclopédia que ele seria assassinado por seu jardineiro naquele mesmo dia. A cada soar da mesma campainha, Trotsky tem de aceitar que os fortes também chegam a um fim. Convencê-lo disso, no entanto, não é muito simples. 






BOLSA AMARELA
GRUPO PORTO CÊNICO - Itajaí

Texto: Lygia Bojunga
Adaptação: Marcelo F. de Souza
Direção: Marcelo F. de Souza
Atuação: Caroline Carvalho e Aline Carolina Barth
Realização: Grupo Porto Cênico
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos

Sinopse: O espetáculo “Bolsa amarela” é mais uma montagem teatral do grupo Porto Cênico, dedicada à infância. Conta com a direção de Marcelo Souza (mesmo diretor do espetáculo O Menino do Dedo Verde) e atuação de Aline Barth e Caroline Carvalho. A produção fica por conta de Valéria de Oliveira. A montagem é livremente inspirada no livro “A bolsa amarela” de Lygia Bojunga. “Bolsa Amarela” conta a história de Raquel, criança que além de enfrentar as questões típicas da sua faixa etária, sente-se extremamente só, pois é a filha mais nova entre irmãos pelo menos dez anos mais velhos, é a única criança numa casa de adultos, vivendo em um mundo de adultos. Sem poder contar com a compreensão alheia, ela observa muito atentamente o que acontece a sua volta, e desenvolve o hábito de se corresponder com companheiros invisíveis e fictícios, a criar a história desses companheiros, para que por fim possa compreender melhor e poder escrever sua própria história de vida. É por meio de Raquel que conhecemos sua família, não em uma conversa com sua mãe ou irmão, mas numa narração dela sobre essa conversa. Vemos o mundo pela ótica dessa menina que inventa seu mundo. Ela questiona sua vida em conversas ou cartas trocadas com um personagem criado por ela. Ela dialoga consigo mesma. Com esse seu duplo inventado.







UMA LADY MACBETH
ESPETÁCULO CONVIDADO 
Heloise Baurich Vidor - Florianópolis - SC

Concepção e atuação: Heloise Baurich Vidor
Encenação: Edélcio Mostaço
Direção de ator: Cláudia Sachs
Produção: Harmônica Arte e Entretenimento 
Classificação: 12 anos

Sinopse: Uma lady Macbeht é um espetáculo solo inspirado no modelo de "aula-espetáculo", onde um só intérprete representa os passos mais significativos da trama. Esse espetáculo tomou o texto Macbeth, de Shakespeare, como tema e enfatiza as questões abertas com a crise entre as personagens centrais após os atos praticados. A realização procura aproximar o espectador da trama, um enredo rico em detalhes e acontecimentos extraordinários.  






EXÍLIOS
CIA. MÚTUA - Itajaí - SC

Autor: Gregory Haertel
Direção: Sandra Knoll
Elenco: Mônica Longo e Laura Correa
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos

Sinopse: Revirando o pó das mobílias e da memória, Cecília permanece coberta pela culpa e pela saudade. Lembranças  de onde veio e de tudo o que deixou estão escritas nas letras miúdas de uma carta de intimação. Exílio não é um país para onde se vai. Exílio é um canto escondido do qual Cecília não consegue sair. Espetáculo bilíngue, falado em espanhol e português, que conta a historia de Cecília, o passado e as lembranças do lugar de origem e das coisas que deixou ao abandoná-lo. O espetáculo aborda o sentimento de culpa e a saudade da personagem e vai redesenhando o conceito de exílio, que não é apenas geográfico, mas também emocional.









O MENINO MALUQUINHO
CIA ANDANTE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS - Itajaí

Texto: Ziraldo
Adaptação: Marcelo F. de Souza
Direção: Marcelo F. de Souza
Atuação: Jô Fornari
Realização: Cia Andante Produções Artísticas
Classificação: Livre
Duração: 30 minutos

Sinopse: O Menino Maluquinho é um espetáculo solo de teatro de animação com Jô Fornari, baseado no livro homônimo de Ziraldo. Busca, por meio da singeleza e poesia visual do teatro de bonecos, o resgate da essência, pureza e simplicidade das brincadeiras infantis "à moda antiga". Combinando técnicas  de manipulação de luva, vara, silhueta e outras formas teatrais, o espetáculo proporciona encantamento, divertimento e sobretudo uma experiência sensível.






CONTOS NOTÍVAGOS
CIA EXPERIMENTUS TEATRAIS - Itajaí

Autor: baseado nos contos de Alejandro Dolina e nos poemas de Bento Nascimento
Adaptação: Marcelo F. de Souza
Direção: Marcelo F. de Souza
Elenco: Marcelo F. de Souza
Realização: Cia Experimentus Teatrais
Classificação: 14 anos
Duração: 40 minutos

Sinopse: Sozinho em uma rádio, um locutor faz seu programa de todas as madrugadas: CONTOS NOTÍVAGOS, “um programa para os que estão sós, para os que não conseguem dormir”. Nesse programa ele conta histórias de realismo fantástico, noite após noite, madrugada adentro, sempre com a desconfiança de que ninguém o está ouvindo.











NATALÍCIO CAVALO
ESPETÁCULO CONVIDADO
CIA RÚSTICA - Porto Alegre - RS

Elenco: Heinz LimaverdeLisandro BellottoMarina MendoPriscilla ColombiRossendo RodriguesMarcelo Mertins
Direção e composição dramatúrgica: Patrícia Fagundes       
Assistência de direção: Anderson Belotto e Mauricio Casiraghi 
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos

Sinopse: Natalicio Cavalo lança um olhar festivo à experiência da mortalidade, entendendo que vida e morte são parte de um só movimento. Natalicio vive suas vidas e várias mortes em aventuras poéticas pelos caminhos do sul, um anti-herói que transita entre a cidade e o pampa durante o século XX. 






UMA VIAGEM PARA SE ENCANTAR
GRUPO ASMARICOTA - Itajaí

Autor: Francisco Alexsandro da Silva
Adaptação: AsMaricota
Direção: Guilherme Peixoto
Elenco: Bianca Ramos, Telja Rebelatto e Jandara Rebelatto
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos

Sinopse: “Uma viagem para se enCantar” une as artes teatrais, a música e o teatro de formas animadas em uma “cantação de história”, contada por “três lavadeiras”. Essas mulheres, ao mesmo tempo que estão em sua lida e trabalho diário, também cantam o sonho de um menino que sai do interior em busca de um sonho: conhecer o mar. As músicas relatam a coragem, a dor, a morte e a vida em ritmos típicos da cultura popular brasileira como ijexá, samba, cacuriá e ciranda”. A sonoridade é inspirada nos Cantos de Trabalho e Canto Caboclo, como as rendeiras de Florianópolis (SC), as Lavadeiras de Almenara (MG), as Destaladeiras de Fumo de Arapiraca a Aldeia Kariri-xocó/AL. Um convite para viajar na cantoria das lavadeiras e aventuras desse menino.

  





CLUBE DO FRACASSO
ESPETÁCULO CONVIDADO
CIA RÚSTICA - Porto Alegre - RS

Elenco: Heinz Limaverde, Lisandro Bellotto, Marina Mendo, Priscilla Colombi, Francisco de los Santos

Direção e composição dramatúrgica: Patrícia Fagundes
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos

Sinopse: Clube do Fracasso enfoca o universo do erro e da fragilidade, questionando discursos de sucesso e superioridade. O espetáculo é divido em vários jogos que se desdobram sobre áreas diversas da experiência humana, a partir de memórias e histórias da própria equipe criativa.






INTERVENÇÃO URBANA DESVIOS EM TRÂNSITO
GRUPO CONVIDADO
CIA RÚSTICA - Porto Algre - RS

Elenco: Heinz Limaverde, Lisandro Bellotto, Marina Mendo, Priscilla Colombi, Francisco de los Santos, Rossendo Rodrigues, Marcelo Mertins
Direção: Patrícia Fagundes

Criação: Cia Rústica e colaboradores 

Sinopse: Desvios em Trânsito é uma intervenção urbana que  desenha “infiltrações poéticas” pela cidade, através de ações performativas que se integram na pulsação do movimento urbano, desvios que podem gerar transformações de percepção, traçando linhas de conexão entre o ordinário e o extraordinário. Os atores se deslocam em um território determinado desenvolvendo ações simultâneas, sem fixar uma relação permanente ator-espectador.  










MALDITO CORAÇÃO, ME ALEGRA QUE TU SOFRAS
ESPETÁCULO CONVIDADO
AR PRODUÇÕES - Rio de Janeiro - RJ

Direção: Angel Palomero
Atuação: Brenda Jaci
Dramaturgia: Angel Palomero e Brenda Jaci
Texto Original: Vera Karam
Produção: AR Produções
Classificação: 14 anos
Duração: 60 minutos

Sinopse: O espetáculo conta a história de uma mulher obsessiva, irônica, apaixonada e visceral. Debruçada sobre múltiplas questões do universo feminino, a peça fala do ser humano e suas agruras com leveza e comicidade.






NOITE DE PALHAÇOS
ESPETÁCULO CONVIDADO
TRAÇO CIA DE TEATRO - Florianópolis - SC

Realização: Traço Cia. de Teatro
Atuação: O grupo e convidados
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos

Sinopse: Noite de Palhaços - Traço Cia de Teatro: Uma noite de muitas risadas em show cômico formado por números de palhaços. Assim, a Traço Cia. de Teatro promete animar a plateia.