Convidados

:::DEBATEDORES:::

Jucca Rodrigues 
Formado em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu em 2001. Dramaturgo, diretor e educador. Foi membro do Ágora CDT de 2000 a 2004, onde desenvolveu as mais diversas atividades. Trabalhou como orientador de Artes Cênicas do Teatro  opular do Sesi Santo André em 2006 e 2007. Foi Coordenador Regional da Funarte/SP em 2008, gestão Celso Frateschi, e administrador do Teatro Municipal de São Bernardo do Campo Cacilda Becker em 2009, gestão Celso Frateschi. Atuou também nos projetos Vocacional (2009-2011), Ademar Guerra (2010) e na SP Escola de Teatro (2011, 2012 e 2013). Idealizador e coordenador do SP Dramaturgias, um espaço voltado para a realização de leituras de texto teatrais contemporâneos dentro da SP Escola de Teatro. Foi membro fundador da Cia. dos Dramaturgos, formada por integrantes do Workshop de Dramaturgia promovido pelo Royal Court Theathre em 2003-2004 no CCSP.


Silvestre Ferreira

Ator, professor, arte educador e diretor de teatro há mais de 30 anos, fundou a Dionisos Teatro em 1997. É graduado em História pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e é especialista em Prática Social da Arte pela USP/Univille. Foi presidente da Associação Joinvilense de Teatro - AJOTE. Foi Presidende da Fundação Cultural de Joinville (2009-2012) e do Conselho Municipal de Cultural. Presidente do Conselho de Gestores de Santa Catarina na FECAM - Federação dos Municipios de Santa Catarina. Presidente do Fórum Nacional de Secretários de cultura das Capitais e Cidades Metropolitanas. Membro do Conselho Nacional de Cultura representando a Frente Nacional de Prefeitos e Membro da Comissão Eleitoral do Conselho Nacional de Cultura. Recebeu o prêmio de melhor ator no Festival Catarinense de Teatro, e foi indicado para os prêmios de melhor ator no Festival de Teatro Universitário de Blumenau, de melhor direção no 33º Festival Nacional de Teatro em Ponta Grossa, no III Festival de Teatro de Rua Stênio Garcia em 2006, em Minas Gerais, no 32º FESTE – Festival de Teatro de Pindamonhangaba, em 2008 e no 37º FENATA - Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa, em 2009. Em 2012 foi indicado para o prêmio de Melhor Espetáculo de Rua no XIII Festival Nacional de Teatro de Guaçuí – ES com a peça “Amor por Anexins”. É co-autor do livro “DA CENA AO TEXTO – Babaiaga, Entardecer e Migrantes – Dramaturgia da Dionisos Teatro”.

:::OFICINEIROS:::

Heloise Baurich Vidor

Heloise Baurich Vidor é atriz e professora de teatro formada pela Escola De Comunicações e Artes da USP e Sala Beckett de Barcelona / Espanha. É Mestre em Educação e Cultura (2001) e Mestre em Teatro (2008) pela UDESC. Atualmente é professora do Departamento de Artes Cênicas da UDESC, na área de Pedagogia do Teatro e desenvolve pesquisa de doutorado no programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da ECA USP, na área de Pedagogia do Teatro. É autora do livro: Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escola, publicado pela Editora Mediação/RS (2010). Como atriz, trabalhou com importantes diretores da cena contemporânea como Cacá Carvalho, Johanna Albuquerque, Marcelo Lazzaratto, André Carreira. Seus últimos trabalhos no teatro são: uma lady MACBETH – adaptação da obra Macbeth de W. Shakespeare. Direção Edélcio Mostaço. A Filha do Teatro – de Luiz Reis. Direção Edélcio Mostaço (2009); A Casa Tomada – de Júlio Cortaza. Direção: André Carreira. Florianópolis (2007); Líquido Tátil – de Daniel Veronese. Direção: André Carreira/ Florianópolis.(2002-2007).



Stephan Baumgartel

Stephan A. Baumgärtel possui mestrado em Letras Inglês pela Ludwig-Maximilians-Universität München (1995), doutorado em Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), e pós-doutorado na ECA/USP (2009-2010) com estudos sobre a dramaturgia brasileira contemporânea. A tese de doutoramento recebeu o Prêmio CAPE 2005. Como professor convidado, administrou aulas na pós-graduação da USP e da UNICAMP. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina na área de história do teatro, estética teatral e  dramaturgia.










Gregory Haertel

Escritor, dramaturgo e letrista. Desde 2005 vem escrevendo para grupos de teatro de Santa Catarina. Além da Cia Carona (Blumenau) com a qual trabalhou como dramaturgo em diversos espetáculos (‘A Parte Doente’ (2005), ‘Volúpia’ (2008), ‘Das Águas’ (2012), entre outros), tem trabalhos também com o grupo K (Blumenau), grupo Detalhe (Indaial), Cia. Experimentus (Itajaí), Cia. Mútua (Itajaí) e Cirquinho do Revirado (Criciúma). Em 2012 escreveu, em parceria com o compositor André de Souza, o musical ‘Orfeu 21’. Tem dois livros publicados (“Aguardo” e “Quarteto de Cordas para Enforcamento”). Como letrista, tem parcerias com diversos compositores, entre os quais Leandro Braga, Edu Colvara, John Mueller, Raul Misturada, Pochyua Andrade, Mazin Silva e Júnior Marques.